Tiveram início na manhã desta quinta-feira, 13, na sede da Secretaria Municipal da Educação (Semed), os debates sobre as ementas do currículo diversificado da Educação Integral com o objetivo de normatizar o currículo que já é aplicado nas Escolas de Tempo Integral (ETI) da rede municipal de ensino de Palmas. O encontro foi aberto pela secretária-executiva da Semed, Cicera Mota, afirmando que esse debate coletivo contribuirá para aprimorar ainda mais a política de Educação Integral na rede municipal de ensino de Palmas.
Participam das discussões, equipe técnica da Semed, gestores escolares, supervisores pedagógicos e professores que atuam nas ETIs da Capital. Além dos profissionais da rede municipal, também participam desta discussão coletiva representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet), do Fórum Permanente da Educação de Palmas (FE-Palmas), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-TO) e do Conselho Municipal da Educação (CME).
Segundo a presidente da Comissão da Política de Educação Integral em Tempo Integral da rede municipal de ensino de Palmas, Suiany Costa, este é um momento de grande relevância para a educação, um momento democrático em que as equipes técnicas e docente de toda a rede se reúnem para debater sobre as diretrizes curriculares da parte diversificada da Educação Integral. “A partir destes debates, nós formularemos um documento norteador regulamentando todas as diretrizes curriculares das disciplinas da parte diversificada do currículo da Educação Integral”, afirmou.
Ainda segundo a presidente, Palmas sai à frente e é a primeira cidade do Tocantins que está trabalhando para, a partir de um debate coletivo, formalizar as diretrizes das ementas curriculares da parte diversificada aplicada na rede. “As ementas curriculares são as diretrizes que os profissionais devem seguir para trabalhar os objetos de conhecimento da parte diversificada, que envolvem atividades pedagógicas e componentes curriculares”, pontuou.
Os debates continuam no período da tarde com os profissionais que atuam nas ETIs Daniel Batista; Luiz Gonzaga; Monsenhor Pedro Pereira Piagem; Vinícius de Moraes; Olga Benário; Luiz Rodrigues e Santa Bárbara.