Saúde AEM
Balanças de pesagem de farmácias de manipulação são fiscalizadas pela Agência de Metrologia
Ação aconteceu na capital e faz parte do Plano de Trabalho da pasta, visando harmonizar as relações de consumo
14/06/2024 10h40
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Cejane Borges / Governo do Tocantins
Equipe técnica da Agência de Metrologia verifica balanças de pesagem em farmácias de manipulação - Foto: Brenda Ramos/Governo do Tocantins

Com ações fiscalizatórias pactuadas junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado no Tocantins, realiza periodicamente a Verificação das Balanças Comerciais de pesagem, vistoriando em diversos segmentos comerciais que utilizam do equipamento como instrumento de medição: supermercados, açougues e restaurantes, lanchonetes, sorveterias e, também, farmácias de manipulação.

A ação fiscalizatória de verificação de balança é um processo normal para o dia a dia das organizações que contam com produtos vendidos a peso em suas lojas.

Toda balança utilizada para atividade econômica deve, obrigatoriamente, ser de modelo aprovado pelo Inmetro, em conformidade com as portarias vigentes, e ser verificada periodicamente pela Agência Estadual de Metrologia. Isso significa que o equipamento não pode ser pirata ou de uso doméstico, cujos modelos não são apropriados para uso comercial. 

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Em maio, os técnicos da área de Instrumentos da Agência fiscalizaram seis farmácias de manipulação em Palmas para a verificação das balanças de pesagem. A ação faz parte do Plano de Trabalho da pasta para o ano.

Conferência de peso

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A verificação das balanças faz parte das ações rotineiras da área de instrumentos, realizada periodicamente pelos agentes de fiscalização da AEM, e tem por objetivo verificar se as informações do equipamento estão corretas, bem como averiguar o Erro Máximo Admissível (EMA) e os selos que devem estar presentes em todos os equipamentos.

Toda balança comercial tem que ter o adesivo de identificação que informa se o equipamento está aferido e adequado para o uso.

São três tipos de Selo de Identificação: Inicial, que é o adesivo que vem com a balança nova quando ela é adquirida e que permanece até a primeira visita técnica metrológica; Selo de Verificação Subsequente, que é o adesivo que indica que o equipamento foi verificado pela equipe delegada do Inmetro e que está em conformidade para uso até a próxima visita; Selo de Verificação de Reparação que é o adesivo que indica que o equipamento foi reparado na oficina de manutenção permissionária acreditada pelo Inmetro e que haverá uma nova visita para verificação pós-reparo.

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Segurança para o empresário e para o consumidor

A balança aferida nos ensaios metrológicos é uma segurança para quem vende e quem compra o produto.  O Inmetro atua visando a concorrência leal e assegurando a legitimidade das relações entre empresas e consumidores. “Nosso trabalho assegura que as transações comerciais são realizadas sem que nenhuma das partes envolvidas tenha prejuízo em uma compra ou venda de algo medido pelo peso”, pontua o presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior.

Além disso, o equipamento verificado e aprovado atesta que a empresa está atuando em conformidade com a legislação metrológica, assegurando que prioriza também o respeito ao cliente. 

O consumidor deve ficar atento ao selo Inmetro e à portaria de aprovação do modelo do equipamento. A balança legal, adquirida no comércio formal, consta com uma placa na lateral com a etiqueta que tem a Portaria de Aprovação de Modelo (PAM). E, quem quiser ver o lacre de cor amarela, que indica que a balança está verificada e própria para uso, pode observar logo abaixo da bandeja do equipamento. Vale ressaltar que o equipamento sem lacre tem a grande possibilidade de ser pirata e de não estar com os dados legais, podendo inclusive ludibriar o consumidor.