Para celebrar o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, comemorado anualmente no dia 14 de junho, a Hemorrede do Tocantins realiza diversas ações nas unidades de Palmas, Araguaína, Augustinópolis, Porto Nacional e Gurupi. Entre as atividades estão as coletas externas e programadas; blitz educativa; palestras; entre outros.
“Durante todo mês de junho, intensificamos nossas ações, porque estamos trabalhando o junho vermelho, mas, no Dia Mundial do Doador, não poderíamos deixar de celebrar esta data tão importante. Os doadores de sangue são os responsáveis por milhares de vidas salvas todos os anos, por meio de um gesto simples, mas que faz total diferença na vida de quem precisa”, destacou a superintendente da Hemorrede do Tocantins, Pollyana Gomes.
Na data especial, a acadêmica do curso de Letras, Karen Michele Abreu Sousa, de 27 anos, realizou o sonho de doar sangue. “Doar sangue sempre foi um sonho e, hoje, eu vim da minha cidade só para doar e consegui, estou muito feliz e realizada”, declarou a estudante, que reside em Cristalândia.
Os membros doRotary Clubde Araguaína estiveram no Hemocentro Regional (Hemara) para realizar a doação de sangue. “Temos uma parceria com o hemocentro, chamadoRotary Club Doe Vidae viemos fazer essa doação. Essa é a intenção da parceria, incentivar pessoas a doarem. Fomos recebidos com uma programação especial e agradecemos muito pelo excelente atendimento que recebemos sempre”, ressaltou o presidente do Rotary Club de Araguaína, Divino Bethânia Júnior.
As unidades de Palmas, Araguaína e Porto Nacional celebram a data nesta sexta-feira, 14. O município de Gurupi antecipou a programação, comemorando na última quarta-feira, 12.
Augustinópolis
Em Augustinópolis, o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue será comemorado neste sábado, 15, com café da manhã especial para todos que forem até a unidade e uma coleta programada em parceria com a Igreja Adventista do município de Praia Norte.
Dados
A Hemorrede Tocantins tem 222.727 doadores cadastrados e, em 2024, já foram coletadas 11.650 bolsas.
Requisitos básicos para doação
Apresentar documento oficial com foto; ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que jovens entre 16 e 17 anos podem ser aceitos como candidatos à doação de sangue, com o consentimento formal assinado pelo responsável legal e apresentação de um documento oficial com foto, para cada doação.
Para a primeira doação, o responsável legal deverá estar presente. Nas subsequentes, o menor poderá doar apresentando o termo de autorização com a assinatura do responsável legal, registrada em cartório (limite para a primeira doação é de 60 anos de idade; pesar no mínimo 50 kg; estar em boas condições de saúde e higiene no momento da doação; não ter ingerido alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.