Com o objetivo de melhorar as condições de alimentação, nutrição e saúde de pacientes em recuperação do seu estado nutricional, decorrente de condição clínica que impede a alimentação via oral, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) produziu um material educativo, com orientações sobre a utilização de dieta especial. O instrumento foi desenvolvido com a cooperação técnica da Universidade Federal do Tocantins (UFT), para garantir a segurança alimentar e nutricional dos pacientes que fazem uso de Fórmulas Nutricionais Especiais (FNE).
Foram elaborados quatro instrumentos educativos, com orientações para pacientes com uso de sonda, contendo: orientações gerais para administração, como administrar medicamentos pela sonda, formas de administração da dieta enteral e armazenamento correto para dietas enterais.
“A elaboração do material educativo em saúde proporciona mais informação à comunidade. É um material de apoio, com orientações diversas sobre o uso de fórmulas nutricionais especiais, visando desenvolver habilidades e favorecer autonomia aos cuidadores e usuários que utilizam fórmulas nutricionais especiais, exclusivamente por sonda”, explicou a diretora da Assistência Farmacêutica da SES-TO, Kédma Carneiro.
“este material é de grande importância para sanar as dúvidas frequentes que os nossos pacientes têm quanto às formas de administração de dietas e medicamentos pela sonda, armazenamento adequado para evitar a perda dessa dieta por falta de conservação correta e também de cuidados de limpeza com a própria sonda, que podem ajudar a diminuir o risco de contaminação neste local”, ressaltou a nutricionista da SES-TO, Karine Catanhede.
Dados
A Diretoria de Assistência Farmacêutica (DAF) da SES-TO trabalha com 15 descritivos padronizados de dietas e fórmulas nutricionais especiais para atender crianças com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV); pacientes em uso de sonda como via de alimentação exclusiva em qualquer idade da vida e pacientes com doença de Crohn.
Atualmente, no Tocantins, o serviço de Nutrição da Assistência Farmacêutica da SES-TO atende regularmente 1.420 pacientes ativos. Entretanto, este número é crescente, pois diariamente são recebidos novos processos com solicitações de pacientes de todo o Estado.
Acesso ao material
O material educativo sobre as fórmulas nutricionais especiais estão disponíveis para download no site da SES-TO, por meio dolink.