Para ofertar um serviço aprimorado e de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo do Tocantins vem trabalhando desde o ano passado, na implantação do prontuário eletrônico em suas unidades hospitalares. No momento, o sistema está em funcionamento nos Hospitais Regionais de Pedro Afonso (HRPA), Arapoema (HRAR), Araguaína (HRA), Xambioá (HRX), Guaraí (HRGUA), Miracema do Tocantins (HRM), Paraíso do Tocantins (HRPT), Porto Nacional (HRPN) e Maternidade Tia Dedé (HRMTD).
Oprontuárioeletrônicotem como objetivos integrar e monitorar os serviços hospitalares, abrangendo todas as fases, desde o atendimento inicial até a alta do paciente, com o intuito de aprimorar a qualidade dos cuidados prestados. O sistema oferece a vantagem de umprontuárioúnico para cada paciente, eliminando a necessidade de registro em papel e garantindo que todas as informações estejam disponíveis de forma contínua.
Para o gestor da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Carlos Felinto, “o uso do prontuário eletrônico em nossas unidades hospitalares permite que nossa equipe tenha um acesso completo a todo o atendimento prestado ao usuário do SUS, padronizando o cuidado, a gestão de recursos e consequentemente, aprimorando a qualidade dos serviços de saúde prestados”, destacou.
Para a ampliação do serviço a Pasta já trabalha na infraestrutura do sistema no Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) e nos Hospitais Regionais de Araguaçu (HRAG), Alvorada (HRAL), Arraias (HRR) e Dianópolis (HRD).
“O sistema da Salux vem sendo bem aceito tanto pelos usuários, como profissionais, pois adquirimos uma modernidade nas unidades hospitalares, melhorando bastante o serviço ofertado pelo SUS estadual. Neste momento, já estamos com a estrutura concluída no HRMD Regina e 90% da estrutura no HGP. E se Deus quiser, em breve também finalizaremos nas demais unidades de Araguaçu, Alvorada, Arraias e Dianópolis, onde terminando toda a parte de infraestrutura, entraremos com o treinamento da equipe", afirmou o gerente de Suporte da SES-TO, Luziano Marques Sagato.