Geral NATURATINS
Naturatins promove capacitação técnica em licenciamento ambiental de barramentos
Capacitação reuniu técnicos da Agenda Marrom de Palmas, Araguaína e Gurupi
21/06/2024 15h53
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Lidiane Moreira/Governo do Tocantins
A engenheira ambiental Alynne Alencar ministrou aulas práticas e teóricas da capacitação - Foto: Tátilla Mikaelly/Naturatins

Nesta quinta-feira, 20, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu a capacitação em licenciamento ambiental de barramentos. A iniciativa da Gerência de Análise e Licenciamento Ambiental (Agenda Marrom), da Diretoria de Gestão e Regularização Ambiental (DGRA), teve início na quarta-feira, 19.

Conduzido pela engenheira ambiental Alynne Alencar, da Supervisão de Segurança de Barragens, o objetivo consistiu em aprimorar as habilidades e conhecimentos dos técnicos responsáveis e a padronização na análise dos processos de licenciamento em razão dos diversos aspectos críticos relacionados às barragens, caracterizadas como obras civis não lineares. Participaram analistas da Agenda Marrom de Palmas, Araguaína e Gurupi.

Para Alynne Alencar, este tipo de formação é fundamental haja vista que, pareceres técnicos mais precisos e consistentes, agilizam as análises dos processos, melhoram a qualidade das avaliações e tornam o processo de licenciamento ambiental mais transparente e eficiente. "Foi uma grande honra poder ministrar e compartilhar meu conhecimento. A capacitação contínua é fundamental para garantir que todos estejamos atualizados com melhores práticas e normas, assegurando a segurança e sustentabilidade das barragens. Estou muito feliz em ver o engajamento de todos e acredito que juntos podemos fazer uma diferença significativa na proteção do meio ambiente e na segurança das nossas comunidades. Disseminar esse conhecimento não é apenas uma responsabilidade profissional, mas também uma grande satisfação pessoal", avaliou a engenheira ambiental.

Na parte teórica da capacitação foram abordados temas como as estruturas principais de uma barragem; enquadramento da atividade de obras civis não lineares; padronização de análises e pareceres técnicos;
emissão de relatórios de vistorias técnicas; Política Nacional de Barragens e suas principais aplicações;
normas e legislações pertinentes e técnicas de localização de barragens por imagem de satélite.

Conforme a gerente de Análise e Licenciamento Ambiental do Naturatins, Denise Domingos, a iniciativa reforça o compromisso do órgão público em promover a capacitação contínua de seus servidores e, assim, viabilizar a aplicação eficiente das melhores práticas em licenciamento e fiscalização ambiental.

João Botelho Pinheiro, analista do Naturatins em Palmas, avaliou positivamente a formação técnica. "Foi interessante, sobretudo pelo alinhamento de análises que promoveu entre as regionais e a sede. Espero que tenhamos mais cursos assim, para aprimorar ainda mais nosso trabalho", elogiou.

Já Ricardo Marques, inspetor de recursos Naturais em Araguaína, destacou o nível técnico da capacitação, a segurança dos analistas e os benefícios a todos os envolvidos no processo de licenciamento, sobretudo ao meio ambiente. "Foi muito proveitoso, considero um divisor de águas para a minha atuação profissional no licenciamento dessa atividade. Tivemos um conhecimento técnico e teórico muito rico, aliado a uma aula prática fantástica. Podemos reconhecer todas as estruturas e instrumentos de controle de um barramento modelo. Só elogios e agradeço por essa iniciativa, desejo que venham novas iniciativas como esta para outras atividades, pois contribui para padronização das análises e melhoramento da atuação dos profissioais", pontuou.


Na aula prática, os servidores realizaram visitação às barragens Du Pont, em uma das unidades da Corteva, localizada no município de Aparecida do Rio Negro, e na barragem Lago Norte, situada no município de Palmas.