Dando continuidade nas ações de combate a criminalidade e ao crime de porte ilegal de arma de fogo, policiais militares da Ronda Ostensiva Tática Metropolitana – ROTAM durante patrulhamento tático especial na região norte de Palmas, na tarde deste sábado, lograram êxito em apreender uma arma de fogo e em prender um homem pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.
A ocorrência foi registrada por volta das 17h15, em um bar localizado na quadra 504 Norte, na região norte da Capital. De acordo com informações apuradas pela reportagem da Agência Tocantins, a equipe de Rotam 90 realizava patrulhamento tático especializado quando recebeu uma denúncia anônima de que um homem estaria em um bar consumindo bebida alcoólica armado com uma pistola.
De posse das informações e das características do suspeito, os militares foram até o estabelecimento comercial e localizaram o suspeito. Após a abordagem e durante revista pessoal, os militares encontraram na cintura do indivíduo identificado como Francisco Alves do Nascimento, 32 anos, uma pistola da marca Taurus, modelo PT 838, calibre 380 com 18 munições intactas no carregador.
Questionado sobre a arma, Francisco afirmou aos policiais ser de sua propriedade. Diante dos fatos, Francisco recebeu voz de prisão e em seguida foi conduzido para a 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil – 1ª CAPC juntamente com a arma e as munições, onde foi apresentado à autoridade policial.
Na delegacia, após consulta no sistema com a numeração de registro da pistola, foi constatado que a arma possui uma ocorrência de furto registrada em novembro de 2023 na cidade de Divinópolis. Ainda de acordo com informações apuradas pela reportagem, a arma estava dentro do carro do seu proprietário quando foi furtada.
Ainda na delegacia, após ser ouvido pelo delegado plantonista, Francisco do Nascimento Alves foi autuado em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e receptação. Após a realização dos procedimentos cabíveis em lei, Francisco foi colocado à disposição do poder judiciário na carceragem da Unidade Penal Regional de Palmas – UPRP.
Histórico criminal
Segundo consta no banco de dados do sistema de justiça que Francisco Alves do Nascimento possui passagem pela polícia com condenação pelo crime de roubo, tipificado no Artigo 157 do Código Penal.
(Reportagem: Alessandro Ferreira / Agência Tocantins)
Mín. 21° Máx. 31°