Polícia SEGURANÇA PÚBLICA
Policiais civis do Tocantins recebem treinamento sobre cumprimento de Mandado de Alto Risco e Técnicas de Abordagem em Zona Rural
O treinamento é aplicado pelo Gote e segue até quinta-feira, 27
25/06/2024 15h24
Por: Patrícia Alves Fonte: Sara Cardoso/Governo do Tocantins
Atualização envolve 25 policiais civis que atuam nas delegacias especializadas - Foto: Luiz de Castro/Governo do Tocantins

Teve início nesta terça-feira, 25, na Escola Superior de Polícia (Espol), em Palmas, o treinamento de 25 policiais civis que  atuam nas delegacias especializadas ligadas à Diretoria de Repressão à Corrupção ao Crime Organizado (Dracco). O treinamento é aplicado pelo Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote) e segue até quinta-feira, 27. 

A instrução abrange as disciplinas de Cumprimento de Mandado de Alto Risco (CQB); Abordagem Policial - Emboscada e Contra Emboscada e Técnicas de Abordagem em Zona Rural. A metodologia envolve aulas teóricas, estande de tiro e progressão em mata/floresta.

Presente na abertura do curso, o delegado-geral da Polícia Civil do Tocantins, Claudemir Luiz Ferreira, destacou a importância da qualificação e da interação entre as equipes.  “Esse treinamento é muito importante para que seja nivelado o conhecimento e para a interação das nossas equipes, proporcionando um entrosamento maior, o que contribui para um trabalho de excelência. Além disso, esse é um treinamento que permite troca de informações porque os instrutores também aprendem, há uma grande troca de experiências”, destacou.

Continua após a publicidade

O delegado-geral ainda aproveitou para agradecer as equipes pelo trabalho prestado à sociedade tocantinense. “Agradeço a dedicação e o empenho que vocês têm no dia a dia. A nossa Polícia Civil cresceu, melhorou, faz um trabalho investigativo de muita qualidade e eu me sinto orgulhoso e privilegiado por estar à frente da corporação nesta fase. Obrigado pelo que cada um tem feito em prol desta instituição”, concluiu. 

O diretor do Gote Rildo Barreira, que estará supervisionando as atividades, ressalta a importância do treinamento para a manutenção da eficácia e eficiência das especializadas. “São essas atualizações que têm grande contribuição para que, ao longo destes anos, não tenha ocorrido morte de nossos policiais em cumprimento do dever legal”, reforçou.  

Continua após a publicidade

Já o coordenador do Gote Ariston Ribeiro destacou que o treinamento visa trazer técnicas fundamentadas e testadas em operações  ao longo dos 20 anos nos quais o grupo  operacional atua.