Geral Tocantins
Governo do Tocantins e parceiros desenvolvem maior projeto de inovação nas cadeias produtivas da agropecuária para conservação florestal na Amazônia Legal
Projeto é uma iniciativa conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, Agência Finan...
19/07/2024 22h20
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Secom Tocantins

O Governo do Tocantins apresentou nesta quinta-feira, 18, na sede do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), o projeto de inovação nas cadeias produtivas da agropecuária para conservação florestal na Amazônia Legal. O projeto que tem o objetivo de fortalecer as cadeias produtivas da carne, floresta e soja, promovendo a conservação florestal na região é uma iniciativa conjunta do Estado com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (Iica), da Agência Financiadora Alemã (KfW).

Parcerias e financiamento

O técnico do Ruraltins Edmilson Rodrigues destacou a importância das parcerias envolvidas e do fortalecimento das cadeias produtivas. "Este projeto é uma grande oportunidade para fortalecer as cadeias produtivas da carne, floresta e soja, promovendo a sustentabilidade e a conservação florestal. A colaboração entre o Ministério da Agricultura; a Agência Alemã KfW; o Governo do Tocantins,por meio do Ruraltins e das secretaria da Agricultura e do Meio Ambiente, é essencial para o sucesso desta iniciativa. Em agosto, realizaremos oficinas para definir as metas e estratégias. A agência alemã fornecerá os recursos financeiros em euros, enquanto o Governo do Estado será responsável pela assistência técnica, garantindo que as ações cheguem efetivamente aos produtores", explicou Edmilson.

Continua após a publicidade

Antônio Humberto Simão, coordenador geral de Operações Estratégicas da SFA, enfatizou a relevância do projeto para a região e a importância do apoio do Ruraltins na assistência técnica. "Este projeto é fundamental para o fortalecimento das cadeias produtivas da carne, soja e floresta. Com a inovação e a sustentabilidade, buscamos melhorar a rastreabilidade e a conformidade socioambiental, promovendo um desenvolvimento mais equilibrado e responsável. O Ruraltins tem um papel fundamental nesse projeto, pois é ele que executa os trabalhos com assistência técnica diretamente com os produtores, garantindo que as ações do projeto cheguem efetivamente ao campo”, declarou Humberto.

Participantes

Continua após a publicidade

Estiveram presentes na reunião Joaquim Urcino, vice-presidente do Ruraltins; Sebastião Filho, diretor de Empreendedorismo; Edmilson Rodrigues, gerente de Agricultura, representando a diretora técnica Alécia Borges; Laianna Rodrigues, gerente de Projetos e Captação de Recursos; Décio Rocha, engenheiro ambiental; Alessandro Ribeiro Neves, engenheiro ambiental. Além dos dirigentes da Superintendência Federal da Agricultura (SFA): Elso Poilzeu Junior, chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural; Antonio Humberto Simão, coordenador geral de Operações Estratégicas (CGOE); e Ivana Merched Oliveira Guerreiro

Próximos passos

Em agosto, serão realizadas oficinas para definir metas específicas e estratégias de implementação. O financiamento será fornecido pela Agência Alemã KfW, enquanto o Governo do Tocantins contribuirá com assistência técnica. O objetivo é trabalhar as três cadeias produtivas principais: carne, soja e floresta, promovendo a inovação e a sustentabilidade na região.

Continua após a publicidade

A reunião foi uma oportunidade importante para alinhar os esforços dos diversos parceiros envolvidos e estabelecer um plano de ação concreto para os próximos anos.