Geral Tocantins
Forças de Segurança do Tocantins se reúnem para alinhar ações da Operação Eleições 2024
Primeiro turno ocorrerá no dia 6 de outubro nos 139 municípios tocantinenses
23/07/2024 13h05
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Secom Tocantins

Garantir as condições para que os cidadãos tocantinenses possam votar com segurança no pleito municipal deste ano é o principal objetivo das forças de segurança do Tocantins, em apoio ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO). Na manhã desta terça-feira, 23, representantes das instituições envolvidas no pleito reuniram-se no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para alinhar as ações pertinentes àOperação Eleições 2024, cujo primeiro turno ocorrerá no dia 6 de outubro nos 139 municípios tocantinenses.

Na ocasião, o subdiretor do Sistema Integrado de Operações (Siop), delegado Anderson Casé, apresentou o escopo do Plano de Atuação Integrada, composto por cronograma de reuniões e as atribuições de cada instituição. Outras reuniões de alinhamento serão realizadas antecedendo o pleito eleitoral para que as eleições ocorram com a segurança necessária.

“Quando o assunto é operações integradas, o Tocantins tem sido referência para o país devido ao sucesso dessas operações, pela integração das forças de segurança e demais parceiros. A cada dois anos temos essa missão e quando há união, competência e integração, o trabalho acontece com naturalidade e sem intercorrências de grande vulto, porque há uma pronta resposta de todos os envolvidos”, destacou a superintendente de Segurança Integrada (SSI/SSP), Fátima Holanda.

Continua após a publicidade

O inspetor de segurança do TRE-TO, Marcos Leôncio, vê a atuação integrada como a melhor estratégia para assegurar o direito à cidadania dos eleitores. “Nós temos a ação preventiva de todas as forças de segurança e atuação no dia da eleição, que trazem muita tranquilidade para o TRE e, principalmente, para o eleitor. Ele tem a certeza de que vai poder chegar no local de votação, exercer o seu direito de votar, ir pra casa e ao final do dia conhecer o resultado da eleição. Então, é um pleito seguro, no qual o eleitor pode expressar o seu direito, a sua preferência, sem interferências externas”, ressaltou.

Participaram da reunião representantes da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), Polícia Civil, Polícia Militar (PMTO), Polícia Penal, Corpo de Bombeiros (CBMTO), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Metropolitana de Palmas, Agência de Trânsito e Transporte, Sistema Integrado de Operações (Siop), e Energisa.

Continua após a publicidade
Subdiretor do Sistema Integrado de Operações (Siop), delegado Anderson Casé, apresentou o escopo do Plano de Atuação Integrada - Raimundo Gabriel/Governo do Tocantins
Superintendente de Segurança Integrada, Fátima Holanda, destacou que a integração das forças de segurança do Tocantins tem sido destaque em todo o país - Raimundo Gabriel/Governo do Tocantins