Dando continuidade nas ações de combate a criminalidade e ao tráfico de drogas, policiais civis da 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos – 1ª Denarc, de Palmas, durante ação desencadeada no âmbito da “Operação Protetor” apreenderam na tarde desta sexta-feira, 09, em Palmas, cerca de 37 kg de maconha e uma porção com cerca de 340 gramas de substância análoga à cocaína.
A ação desencadeada pelos investigadores da 1ª Denarc, coordenados pelo delegado-chefe da Unidade Especializada Alexander Costa, foi realizada no final da tarde desta sexta-feira, em uma residência localizada na quadra 1007 Sul, no plano diretor da capital tocantinense.
Em entrevista ao repórter Alessandro Ferreira do site Agência Tocantins, o delegado-chefe da 1ª Denarc, Alexander Costa, explicou que a equipe se dirigiu até o local para averiguar uma denúncia de tráfico de drogas em uma residência, mas durante a ação policial, o suspeito e sua companheira fugiram do local.
“Durante a abordagem, ele fugiu e arrancou com o carro, jogando o veículo em direção aos policiais. Um policial civil foi atingido, sendo socorrido pelos companheiros e encaminhado para uma unidade hospitalar, pois ficou ferido na panturrilha esquerda, mas está bem”, descreveu.
Após a fuga, os policiais civis realizaram buscas na residência e localizaram a farta quantidade de drogas guardadas em um guarda-roupas, cerca de 37 kg de maconha em tabletes.
Devido à fuga, o delegado Alexander acionou a Polícia Militar para auxiliar na captura dos suspeitos. “Passamos as características do veículo, um Onix prata, indicamos a direção que seguiram e então os policiais militares realizaram diligências e conseguiram localizar o veículo abandonado em uma área de mata próximo as quadras 703 Sul e 705 Sul, bem como conseguiram localizar e prender a mulher. Com ela, os militares encontraram uma mochila com mais entorpecentes, cerca de R$400,00 e materiais para fracionar a droga. O outro indivíduo segue sendo procurado, há informações que ele está armado com uma pistola”, informou o delegado.
Apos ser localizada e presa pelos policiais militares do 1º BPM, a mulher identificada como Yasmin Loranne Santos, 23 anos, foi conduzida até à sede da 1ª Denarc, onde após ser ouvida pela autoridade policial, foi autuada em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Após os procedimentos legais cabíveis foi encaminhada para a Unidade Penal Feminina, onde permanecerá à disposição da Justiça.
O veículo utilizado também foi apreendido e as diligências seguem no sentido de capturar o suspeito. No momento da prisão, Yasmin Loranne Santos estava com seu filho, uma criança de cerca de 4 anos de idade, que foi entregue aos cuidados do Conselho Tutelar, devido Yasmin não ter informado à autoridade policial o contato dos seus familiares que pudessem ficar com a criança.
Operação Protetor
A ação desencadeada pela Polícia Civil do Tocantins através da 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos – 1ª Denarc faz parte da Operação Protetor das Fronteiras que está inserida no Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP).
(Reportagem: Alessandro Ferreira / Agência Tocantins)
Mín. 23° Máx. 31°