A Unidade Penal (UP) de Araguatins, conta agora com um espaço propício para a convivência familiar, que busca ofertar encontros agradáveis e adequados entre os custodiados e seus familiares. Uma nova sala para visitação aos reeducandos foi inaugurada na semana passada, com o objetivo de ofertar um ambiente humanizado, especialmente para que os presos recebam os filhos. A intenção é que o ambiente não faça referência a uma unidade penal, sendo que todos os itens alusivos à detenção, como os uniformes prisionais e presença de policiais fardados, são retirados durante as visitas.
A inauguração do novo ambiente contou com a presença do secretário da Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim, que realizou entrega de uniformes e kits de higiene pessoal aos custodiados. O gestor firmou compromisso em disponibilizar aos presos, por meio de parcerias com a Receita Federal, as vestimentas para as visitas, que poderão ser descaracterizadas após apreensões de produtos irregulares realizadas pelo órgão.
“Nós já temos uma parceria com a Receita Federal para a oferta desses itens. Firmamos esse convênio por meio do Escritório Social, que oferta oficinas em que egressos e familiares participam de cursos de corte e costura. Nessas capacitações, ocorrem a descaracterização desses itens. Com isso, poderemos remanejar parte dessas vestimentas aos custodiados aqui de Araguatins para que receba seus familiares, especialmente os filhos, durante as visitas”, comentou o secretário.
Conforme o chefe da Unidade Penal, Adenilson Barros, a Brinquedoteca se trata de um novo conceito, que faz com que os filhos em menor idade não tenham a percepção do ambiente prisional durante as visitas.
“Esse espaço foi pensado especialmente para os familiares dos internos, com um conceito novo de visitação, em que tivemos a ideia que as crianças venham visitar os pais, e não os presos. Nessa dinâmica, nós ligamos para a família e agendamos a visita. O contato com os policiais é mínimo, já que nessa sala fica a pedagoga, assistente social, e as famílias”, explicou.
O chefe citou ainda, que além do auxílio com a ideia do espaço por parte da equipe da Unidade, contou com parceiros como o Judiciário e Ministério Público para a composição dos insumos necessários para que a inauguração do local ocorresse.
Parlatório e consultório médico
Aproveitando a ocasião e presença de autoridades, os gestores inauguraram o consultório médico e um consultório de odontologia para assistência à saúde das pessoas privadas de liberdade no que tange o Inciso VII do Artigo 41, da Lei de Execução Penal.
A sala de parlatório na Unidade também foi inaugurada a fim de proporcionar privacidade entre custodiados e advogados no âmbito prisional.
Estiveram presentes na cerimônia, o superintendente de Administração do Sistema Penitenciário e Prisional, Rogério Gomes; a gerente de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso, Sandra Veloso; representando o gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, Dilson Noleto, a analista em execução penal, Rita de Cássia; defensor público de Araguatins, Alexandre Moreira; promotor de Justiça da Comarca de Araguatins, Paulo Sérgio Ferreira; delegado regional da Polícia Civil de Araguatins, Eduardo Morais; presidente da OAB da Subseção de Augustinópolis, Ademar de Sousa Parente; tabeliã do Cartório de Registro de Imóveis, Alessandra Araújo; diretora da Escola Estadual Arte de Crescer, policiais penais e custodiados.
Mín. 22° Máx. 36°