Ao mesmo tempo em que não consegue cuidar direito da educação de Palmas, que tem seríssimos problemas com o transporte escolar inclusive com denúncias que levaram a prisão de um secretário municipal com milhões em dinheiro e joias, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) opta por atacar o governo estadual e o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). A avaliação é da candidata a prefeita pela coligação União de Verdade, Janad Valcari (PL).
Ao elogiar a correligionária que governa Pernambuco pelo avanço no Ideb, Cinthia optou por criticar a educação do Tocantins. “A prefeita esquece que tem esqueletos gigantes no armário nessa área e desconsidera o esforço imenso de toda rede estadual de Tocantins, com milhares de professores valorosos, que conseguiram fazer o Ideb do Estado ser o melhor da Região Norte”, frisou Janad.
A candidata destacou que o governador Wanderlei Barbosa e seu secretário, Fábio Vaz, vêm mudando a educação do Estado, com resultados que apresentam sensíveis melhoras, chegando a 4,1, décimo maior do País, mesmo nível da média nacional e acima de estados muito mais ricos, como Minas Gerais, por exemplo.
“Eu tenho certeza que o nosso governador vai seguir liderando um trabalho de melhora do Ideb. Cinthia herdou uma base muito consistente na educação, com boas avaliações, ótimos profissionais, mas pela sua falta de gestão não tem conseguido melhorar do jeito que deveria. Temos escolas de Paraíso e de Gurupi melhores que a da Capital”, concluiu.
Continua após a publicidade
Por fim, Janad garantiu que na sua gestão as filas de espera por vagas nas escolas e creches municipais vão acabar e a Capital retomará o caminho de destaque nacional na área, sem manchetes negativas de corrupção pesada como agora.