Polícia FICCO TOCANTINS
Operação Embrião: FICCO cumpre mandados de busca e apreensão e de prisão contra grupo apontado por apoiar assaltantes de bancos no Tocantins
Assaltos ocorreram no ano de 2022 nos municípios de Dois Irmãos e Divinópolis
20/08/2024 10h18
Por: Patrícia Alves Fonte: Larissa Mendes / Governo do Tocantins
Homem de 48 anos foi preso no município de Palmas - Foto: Jodacy Filho / Governo do Tocantins

Na manhã desta terça-feira, 20, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Tocantins (FICCO/TO), com a colaboração das Polícias Federal, Civil, Militar e Penal do Estado, deflagrou a Operação Embrião. A ação teve como objetivo desarticular o núcleo de apoio de uma facção criminosa envolvida em assaltos a bancos nas cidades de Divinópolis e Dois Irmãos do Tocantins, ocorridos no ano de 2022.

A operação contou com a participação de cerca de 80 policiais e foi conduzida simultaneamente nas cidades de Palmas, Paraíso e Tocantínia. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, além de 6 mandados de prisão temporária, todos expedidos pela Vara Criminal de Miranorte.

O delegado responsável pela ação, Evaldo Gomes, destaca que durante a ação foram apreendidos computadores, celulares e documentos, além da prisão de um homem de 48 anos no município de Palmas.

Continua após a publicidade

“Durante as investigações da operação Embrião, identificamos os indivíduos que deram suporte logístico aos criminosos durante os roubos aos bancos do Brasil, Bradesco e Sicoob. Os suspeitos que efetuaram os roubos foram neutralizados ainda em 2022 e nesta manhã o alvo foi o grupo de apoio que colaborou para a execução dos crimes”, afirmou o delegado.

Os equipamentos e documentos apreendidos serão enviados para  a perícia e o suspeito preso será encaminhado para a Unidade Penal de Palmas, onde ficará à disposição da justiça.

Continua após a publicidade

A operação contou com o suporte da 1ª e 6ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEICs Palmas e Paraíso), da Delegacia Regional de Paraíso, Divisão Especializada de Repressão à Corrupção (DECOR) e do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), além do apoio das Forças Armadas e da Polícia Penal. A ação é um passo significativo para a segurança e o combate ao crime organizado na região, reforçando o compromisso das autoridades em enfrentar o crime com determinação e eficácia.