Polícia GOVERNO DO TOCANTINS
Governo do Tocantins participa do primeiro Encontro Internacional de Gestores de Polícia Comunitária em Brasília
Evento está sendo realizado na sede do MJSP, localizada na Esplanada dos Ministérios
28/08/2024 17h14
Por: Patrícia Alves Fonte: Hiago Muniz/Governo do Tocantins
A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins está representada pelo diretor de Polícia Comunitária, tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa e pela delegada Suzana Fleury Orsine - Foto: Divulgação/SSP

Na manhã da última terça-feira, 27, teve início em Brasília, o I Encontro Internacional de Gestores de Polícia Comunitária, com foco na elaboração de estratégias para aprimorar a atuação da Polícia Comunitária. Organizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o evento reúne autoridades de todo o Brasil. A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins está representada pelo diretor de Polícia Comunitária, tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa, e pela delegada Suzana Fleury Orsine, que também atua na diretoria.

Durante o evento são discutidas e avaliadas práticas de prevenção e enfrentamento à violência e criminalidade, com o objetivo de fortalecer o sistema nacional de polícia comunitária.

O diretor de Polícia Comunitária da SSP/TO, tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa, destaca a relevância da participação do Tocantins, afirmando que o evento oferece uma oportunidade valiosa para o Estado se inspirar em modelos bem-sucedidos de outras regiões e compartilhar suas próprias experiências e soluções, promovendo um diálogo enriquecedor que beneficia a segurança comunitária em todo o país.

Continua após a publicidade

“O Tocantins está novamente presente em um evento crucial para a segurança pública, reunindo forças de segurança envolvidas com a Polícia Comunitária. Este encontro proporciona uma valiosa troca de experiências e práticas com representantes de outras regiões. Ele não só permite que o Tocantins se inspire em modelos de sucesso de outros estados, mas também contribua com suas próprias experiências, promovendo avanços significativos na segurança comunitária e no fortalecimento das políticas públicas na área”, afirma.

A cerimônia de encerramento do encontro está agendada para o final da tarde desta quarta-feira, 28.

Continua após a publicidade

Evento

O 1º Encontro Internacional de Gestores de Polícia Comunitária reúne painéis para discussões sobre políticas públicas sobre os seguintes temas: trajetória da polícia Comunitária no Brasil; equipamentos públicos, urbanismos sociais e Polícia Comunitária; conselhos comunitários de segurança; tecnologias aplicadas à segurança da comunidade; Polícia Comunitária aplicada a territórios vulneráveis; experiências internacionais da Polícia Comunitária aplicada; Polícia Comunitária aplicada à segurança escolar; resolução pacífica de conflitos: ferramenta de Polícia Comunitária aplicada aos conflitos mediáveis; organizações criminosas: disputa de ordens em territórios vulneráveis; políticas transversais de segurança pública cidadã; e plenária dos gestores de Polícia Comunitária das instituições que integram o Sistema Único de Segurança.

Polícia Comunitária

Continua após a publicidade

A implementação da Polícia Comunitária visa oferecer serviços que atendam diretamente às necessidades da sociedade e busca garantir que esses serviços correspondam às expectativas de proteção das pessoas. O modelo brasileiro de segurança cidadã tem como foco principal os territórios vulneráveis e abrange diversas formas de atuação, como o enfrentamento da violência contra a mulher e a preservação de conflitos em escolas por meio de mediação pacífica.