Na manhã desta segunda-feira (9), uma ação integrada da Polícia Civil, através da 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos – 1ª Denarc de Palmas no âmbito da Operação Protetor das Fronteiras e Divisas, do Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP resultou na apreensão de um carregamento de drogas avaliado em mais de meio milhão de reais e na prisão de Jheimis Walan Batista da Silva, de 24 anos. A operação ocorreu em uma residência no Jardim Aureny III, na região sul de Palmas.
A operação foi coordenada pela 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (DENARC) de Palmas, e contou com apoio do Núcleo de Operações com Cães - NOC da Polícia Penal do Tocantins. De acordo com informações apuradas no local pela reportagem da Agência Tocantins, a ação foi desencadeada após um trabalho de investigação, os policiais localizaram o imóvel, que funcionava como ponto de armazenamento e distribuição de drogas.
O delegado Alexander Pereira da Costa, responsável pela operação, informou que os policiais da 1ª Denarc - Palmas realizaram uma série de investigações a partir da denúncia.
“Após levantamentos de inteligência e ações investigativas, conseguimos localizar uma residência que funcionava como ‘casa bomba’, que é um local utilizado para armazenamento de uma grande quantidade de entorpecentes. No local, havia um indivíduo que era responsável pela guarda do entorpecente”, explicou.
Ainda segundo apurou a reportagem, a ação faz parte da Operação Protetor das Fronteiras e Divisas, que está inserida no Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP).
Durante a operação, foram apreendidos quatro quilos de cocaína, cinco quilos de crack e um quilo de Skank, substâncias avaliadas em mais de meio milhão de reais no varejo. O delegado destacou ainda que o material seria misturado com outros insumos, o que poderia triplicar o valor da droga.
Após ser preso, Jheimis Walan foi conduzido para a sede da 1ª DENARC, onde após ser ouvido pelo delegado Alexander Costa, foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Após a realização dos procedimentos legais, ele foi encaminhado à carceragem da Unidade Penal Regional da Capital e está à disposição do Poder Judiciário.
Ainda durante a operação, a companheira de Jheimis Walan Batista da Silva, uma mulher de 27 anos, foi conduzida à delegacia na condição de testemunha, onde prestou depoimento e em seguida foi liberada. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros possíveis envolvidos no esquema criminoso. A operação reforça o compromisso das forças de segurança em combater o tráfico de drogas e proteger a população do Tocantins.
(Reportagem: Alessandro Ferreira / Agência Tocantins)
Mín. 21° Máx. 27°