A malha ferroviária brasileira ganhou mais um reforço nesta terça (10), o terminal rodoferroviário em Alvorada (TO). Com capacidade para carregar em média 12 vagões por hora, podendo levar até 2 composições por dia, a nova estrutura vai possibilitar o transporte de até 5 mil toneladas de grãos diariamente.
“Esse terminal multimodal vai facilitar o deslocamento de grãos do estado do Tocantins para o Porto de Santos ou para o Porto de Itaqui, por meio da Ferrovia Norte Sul, que foi entregue pelo presidente Lula e já gera investimentos em todas as partes do país”, destaca o ministro dos Transportes, Renan Filho, que participou da cerimônia de inauguração do Terminal.
Com vocação inicial para o transporte de soja e milho, e futuramente farelo, este é o primeiro ponto de carga com pátio de manobra a marcar a expansão da Ferrovia Norte-Sul no Tocantins. O local ainda possui um armazém com capacidade para 75 mil toneladas de grãos, permite a secagem e padronização das cargas, além de capacidade de receber 120 caminhões por dia.
“O terminal vai melhorar o escoamento da produção, garantir mais competitividade para a produção nacional, colaborar com a geração de empregos e o desenvolvimento do país", pontuou Renan Filho.
A nova operação em Alvorada surge como alternativa logística para a economia agrícola da região, recebendo cargas do Tocantins, da Bahia e do leste de Mato Grosso. É um ponto estratégico para colocar o agronegócio desses locais na rota de exportação do país através do Porto de Santos, por onde se conecta aos mercados internacionais.
A infraestrutura foi implantada em uma área de aproximadamente 70 hectares, com destaque para a construção de um pátio que possibilita o transbordo da carga sem a necessidade de desmembramento do trem. O investimento, realizado pela concessionária Rumo em parceria com a cooperativa de agronegócio CHS, foi de R$100 milhões.
Sobre a Ferrovia Norte-Sul
Em 2023, o Governo Federal concluiu a Ferrovia Norte-Sul, um empreendimento com 2.257 quilômetros de trilhos, que atravessa quatro regiões brasileiras. A obra, que conecta os portos de Itaqui (MA) e de Santos (SP), era esperada há quase quatro décadas.
A conclusão do empreendimento permite que três estados brasileiros com forte produção de commodities – como soja, milho e algodão – tenham saída para seus produtos pelo mar. Com a linha férrea, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais ganham competitividade no momento de exportar seus produtos, seja pelo litoral do Sudeste ou pelo Norte do país.
A conclusão da Ferrovia Norte-Sul marca a importância do modal ferroviário para o Governo Federal. No Novo PAC, os projetos ferroviários têm investimento previsto de R$94,2 bilhões até 2026.
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