A Assembleia Legislativa do Tocantins aprovou, nesta semana, dois projetos de lei de grande importância para a saúde das gestantes do Tocantins. Ambos de autoria da Deputada Estadual Vanda Monteiro, do União Brasil. O primeiro projeto, garante às mulheres o direito de optar pela cesariana a partir da 39ª semana de gestação.
Segundo a deputada, essa medida visa proporcionar um parto mais humanizado, reduzindo possíveis traumas e evitando dores excessivas.
O segundo projeto aprovado cria no Tocantins a Política Estadual de Diagnóstico e Tratamento da depressão pós-parto. A iniciativa tem como objetivo garantir a saúde mental das gestantes, oferecendo a elas a possibilidade de um diagnóstico precoce e acesso ao tratamento adequado através da rede pública de saúde.
Ao comemorar a aprovação dos projetos de lei, a Deputada Vanda Monteiro busca fortalecer o apoio às mães no período pré e pós-parto, promovendo uma atenção integral à saúde materna.
“ Esses projetos representam um avanço significativo na proteção e cuidado com as gestantes no Tocantins, reforçando a importância de políticas públicas voltadas ao bem-estar e à saúde das mulheres”, explicou a deputada.
Os projetos de lei aprovados seguem agora para a sanção do governador Wanderlei Barbosa.
Mín. 21° Máx. 27°