Na manhã desta terça-feira, 17, a Polícia Civil do Tocantins efetuou a prisão de um homem de iniciais E. A. S., também conhecido como “Bibi”, de 20 anos, apontado como um dos envolvidos em um crime de homicídio ocorrido em Xambioá, no dia 26 de agosto. A vítima, Amauri Felix dos Santos, de 20 anos, foi espancada até a morte por seis pessoas, no município de Xambioá.
Comandada pelo delegado-chefe da 22ª Delegacia de Xambioá, Gilmar Silva de Oliveira, a ação, que resultou na localização e captura de E. A. S., ocorreu em São Geraldo do Araguaia (PA) e se deu em cumprimento a mandado de prisão temporária, expedido pela Vara Criminal da Comarca do município tocantinense, onde o crime foi praticado.
A autoridade policial explica que com a prisão de Bibi, agora já são três os presos que, de acordo com as investigações da PC-TO participaram ativamente do homicídio da vítima Amauri Félix dos Santos. “Após intenso e minucioso trabalho investigativo, conseguimos descobrir que o indivíduo preso hoje, estaria residindo na vizinha de São Geraldo do Araguaia e, após compartilhamento de informação com a Polícia Civil do estado vizinho, no início da manhã de hoje, deflagramos uma operação conjunta e conseguimos efetuar a captura do homem, que estava escondido em uma casa”, frisou o delegado Gilmar.
Crime e motivação
Na data já mencionada, Amauri foi perseguido por seis indivíduos e espancado até a morte. De imediato, as equipes da 22ª DP iniciaram investigações e identificaram seis pessoas que participaram do crime. Com base nas investigações, o delegado Gilmar, representou pelas prisões de dois dos homens, que foram capturados ainda no dia 29 de agosto de 2024.
As investigações da Polícia Civil do Tocantins apontaram que o crime teria sido motivado por uma disputa entre membros de facções criminosas rivais, que atuam em Xambioá. Com o aprofundamento das investigações e diligências, o quarto elemento foi encontrado hoje e preso, também em cumprimento a mandado de prisão preventiva.
Procedimentos
Ao ser capturado, o homem de 20 anos foi conduzido até a sede da 22ª Delegacia de Polícia Civil de Xambioá e após a realização dos procedimentos legais cabíveis, encaminhado a Unidade Penal Regional de Araguaína, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.
As investigações serão intensificadas a fim de que as equipes da 22ª DP possam capturar todos os envolvidos no crime. “Mais uma prisão de grande relevância para toda a sociedade de Xambioá, pois trata-se de um crime bárbaro e que foi praticado em meio a uma disputa por território entre facções criminosas rivais. Diante disso, a Polícia Civil do Tocantins dá mais uma resposta satisfatória a toda a comunidade e retira de circulação um dos autores desse homicídio que continua a ser investigado”, frisou o delegado Gilmar.