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Projeto de duplicação da ponte entre Palmas e Luzimangues é divulgado e licitação está prevista para dezembro; Veja os detalhes

A duplicação da ponte também carrega um peso político significativo, anunciada pelo governador Wanderlei Barbosa em junho de 2024

20/09/2024 às 15h16
Por: Alex Paulo Guimarães Fonte: Redação | Agência Tocantins
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Ponte sobre o Lago de Palmas irá passar por readequação das vias da TO-080 — Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins
Ponte sobre o Lago de Palmas irá passar por readequação das vias da TO-080 — Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

A duplicação da ponte Governador José Wilson Siqueira Campos, que liga Palmas ao distrito de Luzimangues pela TO-080, representa um projeto estratégico de infraestrutura com implicações econômicas e logísticas para o Tocantins. Orçada em aproximadamente R$ 250 milhões, a obra está sendo financiada por meio de uma carta-consulta ao Banco de Brasília (BRB) e faz parte do plano de desenvolvimento estadual promovido pelo governo de Wanderlei Barbosa (Republicanos), que vê na duplicação uma oportunidade de dinamizar a economia regional, além de melhorar a mobilidade urbana e logística no estado.

Detalhes Técnicos do Projeto

O projeto, que não interfere na estrutura da ponte principal, prevê a ampliação da capacidade viária com a inclusão de quatro pistas de rolamento, atendendo à demanda crescente de veículos. Atualmente, a ponte é um dos principais corredores de tráfego entre Palmas e a região industrial de Luzimangues, um importante polo logístico para o escoamento de grãos e outros produtos agrícolas por meio da Ferrovia Norte-Sul.

Além da duplicação das vias, o plano inclui a readequação do aterro e a retirada do alambrado de pedestres, substituído por passarelas engastadas nas vigas sob o tabuleiro da ponte, garantindo segurança para pedestres e ciclistas sem comprometer o fluxo de veículos. As faixas multiuso serão mantidas em ambos os sentidos da via, promovendo o uso sustentável da infraestrutura, com espaços adequados para bicicletas e pedestres.

A estrutura da ponte será readequada para suportar um fluxo de veículos significativamente maior, acompanhando o crescimento do tráfego entre Palmas e Luzimangues, que tem sido impulsionado pela expansão econômica da região, onde o terminal da Ferrovia Norte-Sul atua como ponto estratégico de integração de mercadorias, conectando o Tocantins ao restante do país.

Impacto Econômico e Logístico

Do ponto de vista econômico, a duplicação da ponte e da TO-080 deve intensificar a atividade industrial e comercial em Luzimangues e nas áreas adjacentes, uma vez que o aumento da capacidade de tráfego facilitará o transporte de mercadorias e impulsionará o desenvolvimento da região como um hub logístico. Esse processo é visto como crucial para atrair novos investimentos industriais e logísticos, além de fortalecer o setor de exportação agrícola, que depende da eficiência da malha rodoviária e ferroviária.

A melhoria na infraestrutura deve beneficiar diretamente o terminal de integração da Ferrovia Norte-Sul, que já desempenha um papel central no transporte de commodities do Tocantins e de outros estados do Centro-Oeste e Norte. A ligação facilitada entre o terminal e a capital Palmas potencializa o crescimento de negócios locais e aumenta a competitividade do estado no cenário nacional.

Considerações Políticas

A duplicação da ponte também carrega um peso político significativo. Anunciada pelo governador Wanderlei Barbosa em junho de 2024, a obra integra uma série de ações voltadas à melhoria da infraestrutura estadual, um dos principais eixos da sua gestão. A concretização desse projeto é um trunfo político para o governador, que busca ampliar sua base de apoio em um contexto de crescente demanda por soluções para os gargalos de mobilidade que impactam o desenvolvimento regional.

Além disso, o projeto de duplicação alinha-se às diretrizes de expansão do modal logístico nacional, impulsionado pelo governo federal, que vê na modernização das rodovias e ferrovias do Centro-Oeste e Norte do Brasil uma maneira de fortalecer a integração das regiões e aumentar a competitividade do agronegócio no mercado internacional.

Processo Licitatório

A licitação para a contratação da empresa que será responsável pelo projeto de engenharia e pela execução das obras foi inicialmente divulgada em agosto de 2024, no Diário Oficial da União, com previsão de início em 25 de novembro. No entanto, um ato publicado pelo governo do Tocantins em 19 de setembro prorrogou a data de início do processo para 23 de dezembro, permitindo que as empresas interessadas apresentem suas propostas a partir das 9h desse dia. O atraso, embora incomum, reflete a complexidade do projeto e a necessidade de ajustes para garantir a execução adequada.

Desafios e Perspectivas

Entre os desafios estão os impactos sobre o trânsito durante as obras. A ponte José Wilson Siqueira Campos é um eixo crucial para quem transita entre Palmas e Luzimangues, e através da rodovia TO-080, chega a Paraíso do Tocantins onde está a rodovia federal BR-153, conhecida como Belém Brasília que liga o Tocantins a outras regiões do País, e a falta de detalhes sobre a gestão do tráfego durante as intervenções gera preocupações sobre congestionamentos e transtornos para os motoristas e ciclistas. Uma estratégia de desvio de tráfego eficiente será essencial para minimizar esses impactos.

Quando concluída, a obra terá potencial para transformar a dinâmica regional, facilitando não só o trânsito local, mas também integrando Palmas de forma mais eficiente com a malha logística nacional. Essa integração fortalecerá o papel do Tocantins como corredor estratégico no eixo de escoamento de commodities, contribuindo para o crescimento econômico sustentável do estado.

 

 

(Reportagem: Alessandro Ferreira / Agência Tocantins)

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