Nesta quarta-feira, 25, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) recebeu uma comitiva de policiais militares do Centro de Políticas Públicas da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) para uma visita técnica e institucional. O objetivo é promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre as corporações, com foco no desenvolvimento comunitário e no fortalecimento da relação entre a polícia e a comunidade, aspectos fundamentais na prevenção ao crime.
A programação inclui visitas a unidades policiais e projetos sociais em Palmas e Gurupi, onde os representantes das corporações compartilharão boas práticas e discutirão o fortalecimento das políticas de prevenção criminal.
Nesta manhã, os quatro membros da delegação foram recebidos pelo alto comando da PM no Quartel do Comando-Geral, onde o Comandante-Geral, Coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, fez uma explanação sobre os planos e ações da atual gestão. “Estamos empenhados em construir uma Polícia Militar cada vez mais atuante e capacitada, com foco na valorização de nossos militares, para que cada um possa dar sua melhor contribuição nos diversos setores da corporação. Esse tipo de troca de experiências é extremamente bem-vinda, pois permite que observemos o que as corporações coirmãs podem agregar em termos de boas práticas e inovações", afirmou o comandante.
Entre as atividades realizadas nesta manhã, destacam-se as apresentações na Diretoria de Programas Sociais (DPS), onde os policiais da PMDF tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos projetos sociais desenvolvidos pela PMTO. Um dos destaques foi a Escolinha de Futebol do 1º BPM, um programa que há 18 anos oferece iniciação esportiva e treinamento anualmente a 630 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, residentes em Palmas e regiões vizinhas, de forma gratuita.
Outro projeto apresentado foi o Dojô de Ouro, criado em 2015, que busca melhorar a qualidade de vida no trabalho dos policiais e bombeiros por meio da prática de artes marciais. O projeto, que inicialmente era voltado para os profissionais da corporação, atualmente atende também os dependentes, incluindo crianças a partir de 4 anos.
A Capitão PMDF Hellen Sene, que lidera a delegação, elogiou a iniciativa. “Ficamos impressionados com a dimensão e o alcance dos projetos desenvolvidos pela PMTO. Ver como a Escolinha de Futebol transforma a realidade de tantas crianças é um exemplo do poder transformador que ações sociais podem ter na segurança pública. Isso nos motiva a replicar as boas práticas em nossa Corporação”.
O Chefe da DPS da PMTO, Tenente-Coronel PM João Leyde de Souza Nascimento, que acompanha a comitiva, ressaltou a relevância da ocasião para o compartilhamento de boas práticas: “Estamos honrados em receber a delegação da PMDF para conhecer os projetos sociais de prevenção criminal que desenvolvemos aqui na PMTO. Nossa corporação tem sido um exemplo positivo, não só no estado, mas em toda a região centro-norte do país, por conta das boas práticas e resultados alcançados, principalmente em áreas de condição de risco social. Os projetos que apresentamos têm como foco a prevenção criminal, visando oferecer oportunidades e transformar realidades”, finalizou o chefe da DPS.
Durante a passagem pelo 1º BPM, o comandante da unidade, Tenente-Coronel PM Thiago Monteiro Martins, destacou a importância do encontro: "Receber a PMDF é uma oportunidade ímpar de compartilharmos experiências que fortalecem nossas ações em prol da segurança pública e do desenvolvimento social. Projetos como a Escolinha de Futebol e o Dojô de Ouro são exemplos do nosso compromisso com a comunidade, e é muito enriquecedor poder mostrar o impacto positivo que essas iniciativas têm na vida dos jovens e de nossas equipes.”
Para esta quinta-feira, 26, estão previstas outras atividades, como visita institucional ao Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e uma recepção à comitiva no 6º Batalhão, localizado na região Sul de Palmas, onde funcionam o Projeto de Futsal e o Projeto Jiu-Jitsu desenvolvidos e coordenados pela PM, alcançando crianças e adolescentes em condição de risco social.
Edição: Gisele Burjack