Na madrugada desta quinta-feira, 26, a Polícia Militar do Tocantins, por meio do 6º Batalhão, deflagrou a Operação Narco Sentinela, com o objetivo de intensificar o combate ao tráfico interestadual de drogas e promover uma maior sensação de segurança na região sul de Palmas. A operação teve início às 04h30 na rodovia TO-050, nas proximidades da Vila Agrotins, onde foi montada uma barreira de fiscalização com o apoio de diversas unidades especializadas, como o Grupo de Operações com Cães (GOC) do Batalhão de Choque, o Batalhão Rodoviário e Divisas (BPMRED), a Força Tática e o Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Polícia Penal.
O comandante do 6º BPM, Tenente-Coronel Dennys Dalla, que acompanhou a operação de perto ao lado da tropa, ressaltou a importância da atuação da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) no combate à criminalidade, destacando o esforço conjunto para desarticular redes de tráfico interestadual de drogas, capturar pessoas com mandados de prisão em aberto e retirar armas de circulação.
Durante a operação, foram fiscalizados vários ônibus de transporte interestadual de passageiros, especialmente aqueles vindos dos estados de Goiás e do Distrito Federal. Em um dos momentos críticos da operação, o motorista de uma caminhonete Toyota Hilux, de cor prata, desobedeceu à ordem de parada e tentou fugir. A equipe da Força Tática iniciou uma perseguição, mas o indivíduo abandonou o veículo e escapou a pé, entrando em uma área de mata na região de chácaras conhecida como São João.
O veículo, que estava em desacordo com as normas de trânsito e acumulava mais de R$ 20 mil em débitos, foi apreendido. Além disso, a carga de pneus de caminhão que estava sendo transportada sem notas fiscais também foi recolhida.
Ainda durante a fiscalização, um passageiro de um dos ônibus foi detido após os policiais encontrarem em sua bagagem, com o auxílio de um cão farejador, uma porção de substância análoga à maconha. O indivíduo, cujo nome não foi divulgado, já responde por crimes de tráfico de drogas e roubo, e estava cumprindo pena em regime semiaberto, sem o uso de tornozeleira eletrônica devido à falta de estoque do equipamento na Central de Monitoramento da Polícia Penal. Ele foi detido e encaminhado à Central de Monitoramento Eletrônico (CME) para a instalação do dispositivo de monitoramento.
O comandante do 6º BPM destacou que a operação foi determinada pelo Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins PMTO, Coronel Márcio Barbosa, continua em andamento e reforçou o compromisso da PMTO em proteger a sociedade, combatendo o tráfico de drogas, a circulação ilegal de armas e a captura de criminosos, contribuindo para a manutenção da ordem e segurança na região.
(Reportagem: Alessandro Ferreira / Agência Tocantins)