Na tarde deste sábado, 28, Adenildo Costa Leal, de 33 anos, condenado por estupro, foi preso na região norte de Palmas durante uma ação realizada por policiais militares da Força Tática do 1º BPM. De acordo com informações apuradas pela reportagem da Agência Tocantins, o indivíduo foi localizado e preso, após produção de conhecimento da Agência Local de Inteligência – ALI do 1º BPM.
Ainda segundo apurou a reportagem, Adenildo Costa Leal, foi preso por volta das 18h30, na quadra Arno 43 (antiga 407 Norte), na região norte do Plano Diretor da capital.
Decisão Judicial e Regressão de Regime
Ainda segundo apurou a reportagem, Adenildo Costa Leal estava cumprindo pena em regime semiaberto, mas teve sua prisão decretada pela Vara de Execuções Penais de Palmas, após descumprir as condições impostas e ser implicado em um novo crime de tráfico de drogas. O juiz Allan Martins Ferreira, responsável pela decisão, determinou a regressão de Adenildo para o regime fechado, destacando a gravidade dos novos fatos e a necessidade de uma resposta contundente do Judiciário.
Após ser preso, o indivíduo foi conduzido para a 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil – 1ª CAPC onde foi apresentado à autoridade policial que deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva. Ainda na delegacia, após a realização das formalidades cabíveis em lei, Adenildo foi recolhido na carceragem da Unidade Penal Regional de Palmas – UPRP, ficando à disposição do poder judiciário e do Ministério Público – MP.
O mandado de prisão estava com validade até 11 de maio de 2035, destacando o rigor na execução das penas impostas pela Justiça, especialmente em casos de crimes sexuais e reincidência criminal.
(Reportagem: Patrícia Alves / Agência Tocantins)