Em entrevista à CBN Tocantins na manhã desta quinta-feira, 17, a candidata à prefeita de Palmas, Janad Valcari (PL), destacou sua campanha propositiva e criticou o adversário e seus aliados, que classificou como “desempregados políticos”, e que se acobertam mutuamente. Por isso, chegando à prefeitura, ela vai denunciá-los.
A declaração foi dada em resposta ao questionamento pela âncora da emissora, France Santiago. Segundo a jornalista, Janad estaria “mais incisiva” nesta reta final campanha. “A Janad é a mesma, nossa campanha sempre foi alegre e propositiva”, disse a candidata, acrescentando que o que mudou foi a necessidade de mostrar os perigos que o outro candidato representa para a capital.
Porque ser prefeita
Janad falou também sobre a diferença entre as limitações da atuação de um parlamentar e o comando do Executivo. “A Janad [prefeita] será a mesma que sou hoje [deputada], que luta por melhorias para a população. Ou seja, como deputada eu sei o que precisa ser feito; como prefeita eu vou fazer, mas para isso preciso do seu apoio do seu voto.”
Recursos
Questionada sobre os recursos para pôr em prática suas propostas de campanha, Janad enfatizou que o município tem orçamento anual de mais de R$ 2 bilhões, e que tem o apoio do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e das bancadas estadual e federal.
“Diferente da gestora atual, que ao invés de buscar verba para a cidade, viaja à Europa para fazer turismo.”
Auxiliares
Seus secretários municipais e demais auxiliares, sejam técnicos ou políticos, terão que viver em Palmas há pelo menos dois anos, que conheçam a cidade, seus problemas e possíveis soluções. A capital, disse Janad, tem excelentes profissionais e, portanto, não há necessidade de trazê-los de fora, como já aconteceu em outras gestões.
Mobilidade
Para além da questão do transporte coletivo – que será diferente em sua gestão –, Janad defendeu a necessidade da criação de faixas exclusivas para ciclistas e acessibilidade para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, vai duplicar a avenida Teotônio Segurado, na região sul da capital, e construir uma ponte do Bertaville, facilitando o acesso à região central.
Saúde
Janad defendeu investimentos na saúde primária – Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conhecidas popularmente como postinhos de saúde, direcionadas tanto à prevenção de doenças como à preservação do bem-estar nas comunidades.
A candidata relembrou que em sua gestão a saúde vai funcionar de forma sincronizada: a partir da regionalização, padronizar serviços como consultas, exames, remédios e retornos médicos. Janad citou também seu projeto de estender o plano de saúde dos servidores do Estado (Servir) para o município.
Mulher
Na área de políticas para mulheres, Janad informou que vai implementar a Casa da Mulher Brasileira –Projeto do Governo Federal que oferece, no mesmo espaço, atendimento humanizado às mulheres, com serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres. “Essas mulheres vão participar de todos os programas possíveis, desenvolvidos pelo município”, garantiu.
Votos de Geo
Janad pediu, mais uma vez, o voto dos eleitores que votaram no candidato Professor Junior Geo (PSDB) no primeiro turno. Segundo ela, esses palmenses queriam a mudança que ela representa. “Quero ser sua prefeita, para mudarmos a história desta cidade.”
Mín. 21° Máx. 31°