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Morador de Palmas cobra explicação da BRK Ambiental sobre aumento abusivo na fatura de água
Outra moradora, desta vez do setor União Sul, afirmou que sua conta, que costumava variar entre R$ 100 e R$ 150, chegou a R$ 254,34, sem que houvesse aumento no consumo.
24/10/2024 10h16
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Redação | Agência Tocantins
Morador de Palmas cobra explicação da BRK Ambiental sobre aumento abusivo na fatura de água - Foto: Divulgação

Um morador de Palmas denunciou um aumento exorbitante na fatura de água referente ao mês de outubro, que subiu de R$ 91,99, pago em setembro, para R$ 1.651,37 — um acréscimo superior a 1.600%. O morador, que reside na quadra Arne 14, no plano diretor da capital, está revoltado com o que considera uma cobrança abusiva e cobra explicações da BRK Ambiental, responsável pelo fornecimento de água na cidade.

Esse caso não é isolado. Vários moradores de Palmas têm relatado problemas semelhantes, incluindo contas inflacionadas e a má qualidade da água, que, segundo eles, apresenta um forte odor que impede o uso adequado em suas residências. Outra moradora, desta vez do setor União Sul, afirmou que sua conta, que costumava variar entre R$ 100 e R$ 150, chegou a R$ 254,34, sem que houvesse aumento no consumo.

A situação tem gerado insatisfação generalizada, principalmente entre os moradores de bairros como Taquaralto e União Sul. Muitos estão sendo obrigados a comprar água mineral para consumo diário devido à má qualidade do serviço prestado pela BRK Ambiental. A Agência Tocantins apurou que o problema se estende por diversas localidades da capital.

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O valor R$ 91,99, pago em setembro, subiu exorbitantemente para R$ 1.651,37 — um acréscimo superior a 1.600% - Foto: Reprodução / Agência Tocantins

 

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Em resposta aos recorrentes problemas e às queixas da população, o governo do Tocantins ajuizou uma ação contra a BRK Ambiental. A ação exige que a concessionária ofereça um desconto de 25% nas faturas dos consumidores prejudicados, com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC), que assegura o direito à compensação em casos de má prestação de serviços. A medida visa amenizar os impactos financeiros das famílias que, além de enfrentar a falta de qualidade na água fornecida, estão sendo oneradas com cobranças excessivas.

A BRK Ambiental ainda não se pronunciou sobre as denúncias e a ação judicial, movida pelo Governo do Tocantins, por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), em razão da má qualidade da água distribuída aos moradores de Palmas.

A reportagem deixa o espaço aberto para que a BRK Ambiental possa se manifestar.

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(Reportagem: Alessandro Ferreira / Agência Tocantins)