O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), se junta a líderes das principais economias globais, nesta semana, em Salvador/BA para debater questões relacionadas à diversidade e ao patrimônio cultural, inclusão social, direitos autorais, entre outros eixos temáticos, na 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura e Reunião de Ministros de Cultura do G20.
Realizado pelo Ministério da Cultura (MinC) e pelas Organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e de Estados Ibero-americanos (OEI), o evento ocorre desde segunda-feira, 4, no Centro de Convenções da capital baiana, e reúne representantes de cerca de 30 delegações, que incluem países do G20 e organizações internacionais, além da presença da ministra Margareth Menezes. Pelo Tocantins, participa o titular da Secult, Tião Pinheiro.
O encontro ocorre simultaneamente ao Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima, realizado na segunda, 4, e terça-feira, 5, com as presenças das ministras da Cultura, Margareth Menezes, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e de secretários estaduais. Conforme divulgado pelo MinC, a 4ª Reunião discute sobre temas distintos: Diversidade Cultural e Inclusão Social; Direitos Autorais e Ambiente Digital; Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável; e Preservação e Promoção do Patrimônio Cultural.
Para o secretário Tião Pinheiro, essa é mais uma oportunidade importante para o Tocantins se engajar nas pautas globais como vem ocorrendo desde que o governador Wanderlei Barbosa recriou a Secretaria da Cultura em março de 2023. “O Tocantins vem participando ativamente das ações que visam fortalecer e fomentar o setor cultural. Além da 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura e Reunião de Ministros de Cultura do G20, temos aqui também mais uma importante reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes da Cultura que tratará sobre temas relevantes”.
Além das reuniões principais, a programação do G20 da Cultura em Salvador inclui eventos paralelos, jantares e atividades culturais. Essa programação marca a etapa final da presidência do Brasil no G20, que será concluída com a Cúpula de Líderes nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
Fórum Nacional de Secretários
Já nesta quinta-feira, 7, o secretário Tião Pinheiro, acompanhado da secretária-executiva Valéria Kurovski e da chefe de Assessoria Jurídica da Secult, Dinara Prado, participa do Fórum Nacional de Secretários de Cultura, que segue até esta sexta-feira, 8, no Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho. O encontro será realizado paralelamente à agenda do G20 de Cultura e terá momentos de imersão cultural, como uma missa de boas-vindas na Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos e uma apresentação do Balé Folclórico da Bahia.
Durante a reunião, serão discutidos temas como os desafios e perspectivas da Política Nacional Aldir Blanc e os impactos da reforma tributária nas leis de incentivo à cultura. Além disso, será abordado o processo de construção da Política Nacional das Artes, com lançamentos e atualizações sobre o fomento às artes.
Mín. 22° Máx. 32°