Cidades Palmas - TO
Espetáculo ‘Rua dos Cataventos’ emociona público na abertura da Mostra Artística 2024
Projeto Casulo visa resgatar a cultura tradicional e popular, incluindo danças de roda, catira, xaxado, baião, dentre outras manifestações culturais
12/11/2024 17h15
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Prefeitura de Palmas - TO

Os jovens artistas do Projeto Casulo, promovido pelo Centro de Criatividade em Taquaruçu, desceram a serra nesta segunda-feira, 11, com a missão de encantar o público da Capital na estreia do espetáculo ‘Rua dos Cataventos’. Após 50 minutos de apresentação no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, o objetivo foi cumprido com sucesso.

A apresentação, que abriu a Mostra Artística do Centro de Criatividade, emocionou o público e marcou a estreia de muitos jovens no palco. “É muito lindo ver tanta expressividade. As crianças brilharam e transmitiram bem a mensagem de que precisamos cuidar uns dos outros”, comentou a professora Maria Ângela de Souza.

No espetáculo, o elenco, composto em grande parte por crianças, retrata a rotina e os desafios da vida de moradores de rua em uma produção cênico-musical que utiliza poesia, dança, canto e interpretação para abordar temas fortes e sensíveis.

Continua após a publicidade

Louíse Nunes, de 12 anos, que integra o elenco, contou que o projeto a ajudou a vencer a timidez. “É muito legal participar. Tem teatro, música, dança, então você pode se identificar com um deles e continuar fazendo o que gosta. Eu era muito tímida, agora já não sou mais”, destacou.

“Hoje foi maravilhoso. Ver a cultura brotar em um lugar pequeno, às vezes desacreditado, me emocionou muito. Eu vi vários ensaios, mas a apresentação de hoje me surpreendeu. A competência do professor Felipe Trindade em guiar essas crianças no palco foi perfeita”, concluiu Núria Nunes, mãe de Louíse.

Continua após a publicidade

Projeto Casulo

Realizado na Casa de Cultura Professora Maria dos Reis, polo do Centro de Criatividade da FCP em Taquaruçu, sob a orientação do professor Felipe Trindade, o projeto Casulo visa resgatar a cultura tradicional e popular, incluindo danças de roda, coco, catira, cavalo marinho, xaxado, baião, entre outras manifestações culturais. Com aproximadamente 60 alunos, o projeto é dividido em três fases: Casulo 1 (crianças), Casulo 2 (adolescentes) e Casulo 3 (adultos), oferecendo formação em teatro, dança e música.

“No Casulo, as crianças aprendem a atuar, se expressar e valorizar o teatro. Elas desenvolvem compromisso, fazem amizades e deixam o celular de lado, algo desafiador hoje em dia. É muito importante termos essa opção em Taquaruçu”, destacou Nathália Fátima Pereira de Souza, mãe do Lucas, de 9 anos, participante do projeto.

Continua após a publicidade

Texto: Samara Martins

Edição: Secom Palmas

1/4
Foto: Reprodução/Prefeitura de Palmas - TO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Palmas - TO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Palmas - TO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Palmas - TO