Seguindo a tradição de estimular a prática do xadrez como mais uma ferramenta de aprendizagem, a Escola de Tempo Integral Santa Bárbara, situada no setor que leva o nome da unidade educacional, promoveu na manhã desta quinta-feira, 14, o III Torneio de Xadrez para os alunos de 8 a 11 anos.
Concentrados e ansiosos para demonstrar suas habilidades com o jogo, os 26 enxadristas se posicionaram nas mesas com tabuleiros para, em dupla, disputar o prêmio de melhor da competição. As disputas eram acompanhadas pelos colegas de classe e educadores da unidade.
De acordo com a diretora da ETI, Adriana Pereira, a unidade realiza dois torneios por ano, sendo um no mês de junho e o outro agora em novembro, oferecendo nas duas ocasiões, oportunidades para que todos os estudantes coloquem em prática os ensinamentos da modalidade. “O ensino do xadrez integra a estratégia pedagógica da escola para fortalecer a aprendizagem dos alunos. O jogo integra o componente curricular por meio das disciplinas de matemática, língua portuguesa, artes e esportes. No torneio premiamos até o 10º lugar, incentivando quea competição seja saudável e com espírito esportivo”, conta a gestora.
A diretora reforçou que o torneio representa uma excelente oportunidade para fortalecer laços com a comunidade. “O xadrez é um instrumento poderoso para promover a inclusão e a socialização entre os estudantes, além de estimular o desenvolvimento intelectual”, ressaltou.
O professor Mauro Sousa, responsável pelo projeto, destaca a importância do xadrez na formação dos estudantes. “O xadrez desenvolve habilidades cognitivas, como concentração, memória e resolução de problemas, além de promover valores como disciplina, perseverança e respeito ao adversário”, observa.
Texto: Semed
Edição: Secom