Um homem que estava foragido da Justiça do Tocantins com quatro mandados de prisão pendentes de cumprimento expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado, com uma ficha criminal que inclui tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo e estupro, foi preso na tarde do último sábado (16) em Ananindeua, no estado do Pará. O indivíduo identificado como Ronys Teylon Souza Parrião, de 34 anos, foi localizado e preso durante uma operação conjunta das Polícias Civis do Tocantins, Pará e Maranhão.
Extensa ficha criminal
Ronys Teylon era considerado um dos principais líderes do tráfico de drogas no Tocantins e estava com quatro mandados de prisão preventiva em aberto. De acordo com informações apuradas pela reportagem da Agência Tocantins, após fugir do Tocantins, ele utilizava documentos falsificados, como RG, CPF e CNH, para se esconder e levava uma vida de ostentação nos estados do Pará e Maranhão.
Além de ser investigado por crimes relacionados ao tráfico de drogas e organização criminosa, ele também respondia por lavagem de dinheiro, roubo a bancos e outros delitos, inclusive estupro de vulnerável.
Operação integrada
Ainda segundo apurou a reportagem, operação foi conduzida pela 1ª e 6ª Divisões Especializadas de Repressão ao Crime Organizado (DEIC), com apoio da Diretoria de Inteligência (DIP) e da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), além da participação das polícias civis locais.
Segundo o delegado Afonso Lyra, titular da DRACCO, a prisão representa um duro golpe no crime organizado. “A captura deste investigado reafirma nosso compromisso em desarticular organizações criminosas que ameaçam a segurança pública. Ele liderava ações criminosas que impactavam o Tocantins e outros estados, utilizando métodos ilícitos para se esconder e expandir sua atuação”, afirmou.
Itens apreendidos
Além de Ronys Teylon, outros dois homens foram presos por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos nas cidades de Ananindeua (PA) e São José do Ribamar (MA).
Procedimentos
Após a prisão, Ronys foi conduzido à sede da Divisão Estadual de Narcóticos (DENARC), em Belém (PA). Ele permanece detido na Unidade Penal de Ananindeua, aguardando decisão do Poder Judiciário do Pará e do Tocantins sobre seu recambiamento.
As autoridades destacaram que a prisão reforça o compromisso em combater o crime organizado e proporcionar mais segurança à população.
(Reportagem: Alessandro Ferreira / Agência Tocantins)