A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) registrou um novo caso de mormo no Tocantins. Desta vez a doença foi confirmada em uma mula de uma propriedade rural de Dueré, na região sul do estado. O espaço foi interditado e o animal deve ser sacrificado.
Este é o primeiro caso no município e o quarto do Tocantins neste ano. De acordo com a Adapec, a constatação foi após a realização de um exame particular e teste complementar confirmatório.
A Agência informou que todas as medidas sanitárias estão sendo tomadas. A eutanásia da mula diagnosticada com a doença está marcada para esta quarta-feira (27). O órgão disse que o método utilizado é químico e não causa dor ao animal.
Além da interdição da propriedade e eutanásia do animal, será feito processo de saneamento na propriedade rural e investigação para saber se outros equídeos estão com mormo.
MORMO
O mormo é uma doença infectocontagiosa causada por bactéria que contamina principalmente os equídeos. Os principais sintomas são nódulos nas narinas, corrimento purulento, pneumonia, febre e emagrecimento do animal. Em alguns casos o animal pode ter a doença e não apresentar nenhum sintoma.
Em casos de suspeita da doença, o produtor rural deve informar imediatamente a Adapec em uma unidade física ou pelo Disque Defesa. O telefone é o 0800 63 1122.
Mín. 23° Máx. 32°